sexta-feira, 12 de junho de 2009

Destuindo a vida...


Chegou o momento de decidir-se!

Mais informaçoes ...

Acessando o seguinte endereço http://www.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2008/pi180_08.htm
é possivel ter acesso ao projeto sobre as sacolas bio oxidáveis

Pelo que pude ler...o projeto é bem elaborado e claro. Tendo como justificava , para usar esse tipo de sacolas, a importância de preservar as fontes hidrícas.

Deputado quer lei para substituir sacolas plásticas por biodegradáveis

Estava procurando o que pudesse postar e encontrei uma noticia que saiu no dia 21/09/2007 no site do PT.Bom..eu sei que a noticia não é 100% atual mas ela é importante. espero que gostem e comentem!

Somente as sacolas plásticas fornecidas pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores finais estão incluídas no proleto.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) apresentou projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais em todo território nacional a substituir as sacolas de plástico convencional por sacolas de plástico oxi-biodegradáveis (OBP), para acondicionamento de produtos e mercadorias em geral.

A sacola plástica oxi-biodegradável é aquela que "apresenta degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser biodegradada por microorganismos, cujos resíduos finais não sejam ecotóxicos", afirma o projeto.

De acordo com o projeto, as sacolas plásticas deverão atender a três requisitos: degradar ou desintegrar por oxidação em fragmentos em um período de tempo especificado; biodegradar - tendo como resultado CO2, água e biomassa; e que os produtos resultantes da biodegradação não sejam eco-tóxicos ou danosos ao meio ambiente.

Quem desobedecer a lei deverá sofrer advertência, multa e até a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento até a devida regularização. Somente as sacolas plásticas fornecidas pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores finais estão incluídas no proleto.

José Guimarães argumenta que as sacolas convencionais, por não serem recicláveis, "são considerados os maiores poluidores de nosso meio ambiente". "Apenas 5% desta produção são incineradas, o restante permanece poluindo nosso meio ambiente", afirma.

De acordo com a justificativa do projeto, a produção de plástico foi aumentada em 20 vezes nos últimos 50 anos e aproximadamente 90% desta produção foram inutilizados como lixo. As sacolas convencionais demoram até 400 anos para se decompor, enquanto as sacolas biodegradáveis desaparecem da natureza em apenas 18 meses

Depois de ler essa matéria fico muito animado em saber que existe medidas afirmativas, mesmo elas sendo a longo prazo, para que se mude o quadro de poluição e degradação ambiental.